local_phone Televendas: (34) 3305-6636
  • date_range 14/02/2020
  • access_time 1 min de leitura
  • person Redação Dr. Bateria

Capacitação é fundamental, cursos gratuitos oferecidos pela prefeitura de Uberlândia.

A Prefeitura de Uberlândia disponibiliza, mês a mês, diversas oportunidades de capacitação para a população. Em outubro serão ofertadas, gratuitamente, mais de 30 turmas de cursos profissionalizantes. As inscrições estão abertas permanentemente. A intenção é superar, ao longo do ano, a quantia de 4.267 alunos capacitados em 2018.


Os cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação estão espalhados pelos Centros Profissionalizantes dos bairros Morumbi, Lagoinha, Planalto, Campo Alegre e Luizote de Freitas e na Estação da Juventude. Alguns começarão a partir de hoje (1º), enquanto outros terão início nos dias 7, 14, 21 e 28 deste mês (saiba detalhes abaixo).

Neste mês, há cursos em modalidades como culinária, manicure e pedicure, técnicas básicas de maquiagem, informática profissional, técnicas básicas de corte de cabelo, auxiliar administrativo, corte e costura, boas práticas de manipulação de alimentos, design de sobrancelha, formação de vendedores, modelagem, vendas e atendimento para mecânicos, secretariado executivo, entre diversos outros.

Trabalho permanente

Desde 2017, a gestão municipal tem trabalhado para aumentar a oferta de turmas e cursos. Nos últimos dois anos, 6.256 alunos receberam certificações. “Por determinação do prefeito Odelmo Leão, temos o objetivo de qualificar cada vez mais jovens e adultos. É por meio disso que grande parte da população tem a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho”, destacou a secretária à frente da pasta, Iracema Marques.

Além de ter a idade mínima de 16 anos, os interessados devem ter nível de escolaridade compatível com a especificidade de cada curso. A renda familiar também precisa ser de, no máximo, até três salários mínimos. Para se inscrever, basta ir até uma das unidades e apresentar documento de identidade com foto e CPF originais e comprovantes de endereço e de renda familiar.